Gastronomia, empreendedorismo e cidadania marcam curso realizado pelo Projeto Vale Sustentável, em Ponta do Mel

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a comunidade de Ponta do Mel recebeu o Curso de Gastronomia com foco em Pescado e Frutos do Mar, realizado na Associação dos Produtores e Beneficiadores de Pescados de Ponta do Mel (APMEL). A capacitação reuniu 50 participantes, entre marisqueiras, pescadores, jovens e comunidade em geral, promovendo aprendizado, valorização da culinária regional e fortalecimento da economia local.

A capacitação é uma realização do Projeto Vale Sustentável, que é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), e conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Sob a condução do cheff Johelber Moraes, os alunos vivenciaram dias de intenso aprendizado, com técnicas inovadoras e pratos que uniram tradição e sofisticação. Entre as receitas preparadas estiveram o Camarão Empanado Crocante, Risoto de Camarão Cremoso, Falso Hot de Atum com purê de abóbora, Rocambole de Camarão, Yakisoba de Camarão, Carne de Sol Sertaneja, Macaxeira Cremosa, Arroz Cremoso, além das sobremesas Brownie Supremo, Torta Velvet, Torta Mousse de Chocolate e Torta de Ninho.

O momento também foi de reflexão e fortalecimento comunitário. A secretária de Capacitação e Empreendedorismo de Areia Branca, Edivanda Pereira, destacou:
“Iniciativas como essa são fundamentais para impulsionar o empreendedorismo e abrir novas oportunidades de renda para as famílias de nossa região. A capacitação é um investimento no futuro da comunidade de Ponta do Mel.”

Durante o curso, a assessora jurídica da Secretaria da Mulher e Habitação, Angélica Trajano, trouxe uma mensagem essencial sobre a Campanha Agosto Lilás, reforçando a importância da luta contra a violência doméstica e a defesa dos direitos das mulheres.

O curso em Ponta do Mel é mais uma ação que une sabores, saberes e cidadania, fortalecendo a gastronomia local, valorizando os frutos do mar e contribuindo para o desenvolvimento socioambiental da região.

Fotos: Jaqueline Rondon