Em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no próximo sábado (26), o Projeto Vale Sustentável realizou três grandes ações de limpeza em áreas de mangue e cursos d’água no litoral do Rio Grande do Norte. As atividades aconteceram entre os dias 22 e 25 de julho, nos municípios de Galinhos, Guamaré e Macau, resultando na retirada de 850 quilos de resíduos sólidos do meio ambiente.
O Projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), e conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
As ações concentraram-se em três pontos estratégicos: o Rio Aratuá, em Galinhos (22/07), o mesmo rio no trecho que corta Guamaré (24/07), e o Rio Piranhas-Açu, em Macau (25/07). Entre os resíduos recolhidos estavam copos descartáveis, pneus, garrafas PET e de vidro, fraldas, sacolas plásticas e diversos outros materiais poluentes.
As mobilizações contaram com a participação de voluntários das comunidades locais, incluindo estudantes de escolas públicas, professores, pescadores, marisqueiras, artesãs, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, associações comunitárias e o coletivo artístico Arte & Mãos, de Macau/RN.
Segundo Elisângelo Fernandes, coordenador do Projeto Vale Sustentável, as ações são um alerta sobre os impactos do descarte irregular de lixo em ecossistemas frágeis como os manguezais.
“Esses ambientes são berçários da vida marinha e fundamentais para a pesca artesanal, para o equilíbrio climático e para a proteção costeira. Retirar 850 quilos de resíduos é um avanço importante, mas o mais essencial é conscientizar a população sobre a importância de preservar e cuidar dos nossos rios e manguezais todos os dias”, destacou o coordenador.
A participação do coletivo Arte & Mãos trouxe uma dimensão artística e sensível ao trabalho ambiental. Para Adriana Moreno, representante do grupo, envolver artistas em ações como essa amplia o alcance da mensagem.
“A arte tem o poder de tocar, de provocar reflexão e mudança. Quando nos envolvemos em ações ambientais, conseguimos comunicar de forma mais efetiva e acessível a importância de cuidar da natureza. Somos parte desse ecossistema e também temos responsabilidade na sua preservação”, destacou Adriana.
O Projeto Vale Sustentável atua na preservação dos ecossistemas do semiárido potiguar, promovendo a restauração florestal da Caatinga, ações socioambientais e a educação ambiental como ferramenta de transformação nas comunidades.
Fotos: Jaqueline Rondon