A secretária municipal de Saúde de Macau, Pollyana Macedo, concedeu entrevista ao programa Aqui Notícias nesta quinta-feira (10), destacando avanços importantes na área da saúde pública, com foco na humanização do atendimento e na reestruturação dos serviços cirúrgicos no município.
Segundo Pollyana, a Prefeitura de Macau está promovendo treinamentos do Programa Nacional de Humanização para profissionais das Unidades de Saúde. “Esse é um diferencial da gestão da prefeita Flavinha Veras, um pedido da população para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para acolher e atender da melhor forma nossos usuários”, afirmou.
A secretária ressaltou que todas as unidades de saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, estão em pleno funcionamento, com equipes completas, e que serviços como fisioterapia, psicologia e cardiologia seguem atendendo normalmente, inclusive com expansão para grupos terapêuticos nas comunidades.
Sobre as cirurgias, Pollyana esclareceu que “em nenhum momento o Centro Cirúrgico de Macau foi fechado”. Ela explicou que o setor passa por uma reorganização para garantir mais qualidade e segurança aos pacientes. “Estamos reestruturando o serviço. As gestantes são acompanhadas desde o pré-natal pelas equipes de saúde da família e, a partir das 35 semanas, são avaliadas pelo obstetra para marcar o parto”, destacou.
A secretária anunciou ainda que na próxima segunda-feira (14) uma equipe médica estará em Macau para realizar avaliações e agendamentos de cirurgias obstétricas, ginecológicas e outras demandas eletivas como hérnia, vesícula e hemorroidas. “Essas cirurgias serão feitas aqui mesmo em Macau, com agendamento organizado via regulação. É mais um avanço para garantir acesso aos procedimentos de forma segura e humanizada”, completou.
Para Pollyana Macedo, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da saúde pública. “A ideia de que o setor de cirurgias foi fechado não passa de fake news. A prefeita tem buscado melhorar cada vez mais o atendimento, organizando a rede de saúde para que o município só tenha a ganhar e a população também”, finalizou.