TV BOX: plataformas de streaming pirata deixam de funcionar no Brasil após decisão; será o fim da IPTV?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as operações de várias plataformas ilegais de streaming foram interrompidas no último sábado, 1º de novembro. Segundo o órgão, mais de 30 serviços foram encerrados.


A derrubada aconteceu por decisão da justiça argentina. As plataformas piratas estavam hospedadas em servidores do país vizinho, com milhares de consumidores no Brasil. Com isso, a medida acabou impactando na oferta dos serviços por aqui.

A ação é resultado de uma operação do governo argentino no combate a uma rede ilegal de distribuição de conteúdo audiovisual. O processo conta com a colaboração de uma série de entidades contra a pirataria, como a Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (ALIANZA).

A Anatel afirma que não integra o processo que levou a interrupção e confirma que a ação ocorreu como consequência direta de uma ordem judicial argentina. Dos pouco mais de 30 serviços afetados, o ‘My Family Cinema’ é um deles; a plataforma é bastante popular aqui no Brasil.

Embora não tenha tido uma ação direta no bloqueio dessas opções, o combate à pirataria é uma das grandes frentes de atuação da Anatel. Ao longo dos últimos meses, a autarquia tem lançado diversas ações para enfrentar o mercado audiovisual pirata e dos aparelhos TV Box (também conhecidos como “gatonet”).

Ainda de acordo com o órgão, a utilização dessas plataformas e dos aparelhos piratas pode levar a graves violações de segurança, abrindo portas para que dados pessoais dos consumidores sejam roubados por criminosos.

Ainda neste mês, a Anatel apreendeu milhões de produtos piratas em vários estados do Brasil (1,2). Recentemente, a agência também lançou novas medidas contra as chamadas abusivas de telemarketing.