O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou no domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o país poderão ser vacinados contra a dengue a partir do dia 9 de fevereiro. A imunização será feita com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Segundo Padilha, o público-alvo inclui profissionais que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde e no atendimento domiciliar, sendo geralmente os primeiros a receber pacientes com sinais e sintomas da doença. “São aqueles profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, que visitam as famílias, são os primeiros profissionais a receber quem tem sinal e sintoma de dengue”, afirmou o ministro.
A vacina Butantan-DV é aplicada em dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. De acordo com dados de estudos clínicos, o imunizante apresenta eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A medida faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar a proteção dos profissionais da linha de frente e reforçar o enfrentamento da dengue no país.
