Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Macau recebeu César Almeida, consultor fundiário da empresa Alto dos Ventos, responsável pelas tratativas para implantação de um complexo de geração de energia e produção de hidrogênio verde na região Costa Branca e Salineira. A reunião contou com a presença da prefeita Flávia Veras, do secretário de Governo Airton Pereira, do secretário de Infraestrutura Ubiratan Bezerra, do secretário de Serviços Públicos Gabriel Nascimento e da servidora do Planejamento Josy.
O projeto envolve diretamente os municípios de Macau, Guamaré e Pendências, e inclui a construção de usina solar, complexo eólico, linha de transmissão e subestação. Segundo César Almeida, a iniciativa está atualmente em fase de regularização fundiária e licenciamento ambiental, etapas essenciais para viabilizar o empreendimento.
“Superamos desafios relacionados à herança e registro das terras. Agora avançamos para concluir os processos fundiários e iniciar o licenciamento ambiental, que definirá as condicionantes e questões ambientais”, explicou o consultor.
A prefeita Flávia Veras destacou a importância do projeto para a cidade: “É um motivo de grande alegria receber este empreendimento em Macau. Estamos apoiando desde já com protocolos e requerimentos, para regulamentar as terras e viabilizar a implantação das usinas. Projetos como este trazem esperança, emprego e renda para nossa população”, afirmou.
Em termos de impacto econômico, Almeida destacou que o projeto deve gerar mais de mil empregos diretos, além de oportunidades indiretas através de empresas terceirizadas e mão de obra local. Segundo ele, a iniciativa representa esperança de desenvolvimento econômico para a região, especialmente para Macau.